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domingo, 26 de junho de 2011

Cálculo de Combustível

Bom dia Pessoal.  Bom, muitos pilotos ai (digo virtuais), não sabem como fazer um cálculo de combustível, ai obriga o piloto a colocar um valor chutado no avião; as vezes é benéfico (sobra combustível), e as vezes não (falta combustível ou sobra combustível demais).  Então criei um tutorialzinho bem explicado de como você calcular sem combustível.

Primeiro Passo: Saber quanto o avião que você vai voar gasta por hora.  Vou usar como exemplo o Boeing 737-700; Consumo Horário: 2500Kg/h.

Segundo Passo:  Como se calcula o combustível: A + (10% A) + B + C +30min

Terceiro Passo:  Peguei um voo da Gol no CGNA:
GLO1120 B737/M SBRJ1132 N0449 330 UL327 SBVT0048 EQPT/W

Lembrando que o 737-700 gasta 2500Kg/h; O voo do Santos Dumont (SDU)  para Vitória (VIX) tem duração de 48 minutos.  Se o consumo horário do 700 gasta 2500Kg/h, quanto gastará em 48 minutos?

Usarei regra de três:

2500 = x =  2000Kg/h
  60     48

Ou de um jeito mais fácil: 2500x48/60 = 2000Kg/h.

Nosso alternativo será Confins: SBCF (vou colocar 1h de Vitória até Confins)

Então...2500x60(1h)/60 = 2500Kg/h

Combustível para 30min. de Espera: 2500x30/60 = 1250Kg/h

Conforme o que eu postei acima:
 A + (10% A) + B + C +30min

A = 2000Kg (SDU - VIX) + 10% A = 200Kg/h + B-C (VIX-CNF) = 2500Kg/h + 30Min. de Espera = 1250Kg/h. (Eu geralmente somo mais 200 pra taxi..então) = + 200

Somando tudo: 6150Kg ( Ai dividindo por 2, fica 3075Kg (Onde você vai colocar 3075 em cada asa)).


Abaixo segue uma lista de consumos horários de várias aeronaves: 
* B767 = 5.200kg/h
    * B777 = 7.500kg/h
    * A319/320/321 = 2.700kg/h
    * A330 = 5.500kg/h
    * A340 = 7.500kg/h
    * Baron 58 = 70 l/h
    * Bonanza = 65 l/h
    * B737-700 = 2.500kg/h
    * B737-800 = 2.550kg/h
    * B737-300 = 2.200kg/h
    * DHC-6 = 220
    * ATR = 650kg/h
    * MD-11 = 8.000kg/h
    * EMB-120 = 600kg/h
    * 747 = 9.500kg/h
    * 727 = 5.670kg/h
    * King Air B200: 320 kg/h
    * ERJ-135LR: 1000 kg/h
    * ERJ-145LR: 1050 kg/h
    * ERJ-145XR: 1100 kg/h
    * Aeroboero: 25L/h
    * DC-10-30 (GE): 10.500 KG/H
    * Cessna 150 COMUTTER: 20L/h
    * Baron58  – 30 galões/h
    * B200 – 600 libras/h
    * C130 – F230 300KTS – 1500 Kg – Captain Sim
    * C208 – A035 170KTS – 0180 Kg – Wilco
    * B350 – F250 300KTS – 0385 Kg – Default
    * BE9L – A035 220KTS – 0180 Kg – Default
    * C550 – F370 M.65 – 0350 Kg – Eaglesoft
    * C750 – F400 M.85 – 0750 Kg – Eaglesoft
    * B763 – F360 M.80 – 4800 Kg – SMS
    * B772 – F370 M.83 – 7500 Kg – SMS
    * B772ER – F390 M.84 – 8000 Kg – SMS
    * B772LR – F380 M.84 – 9000 Kg – SMS
    * B773 – F380 M.84 – 7900 Kg – SMS
    * A320 – F380 M.78 – 2800 Kg- SMS
    * A319 – F390 M.78 – 2900 Kg- SMS
    * MD11- F380 M.83 – 7200 Kg- SMS
    * B767 = 5.200kg/h – LEVELD.
    * B777 = 7.500kg/h – PSS.
    * A319/320/321 = 2.700kg/h – iFDG + PSS.
    * A330 = 5.500kg/h – PSS.
    * A340 = 7.500kg/h – PSS.
    * Baron 58 = 70 l/h – Default.
    * Bonanza = 65 l/h – Carenado.
    * B737-700 = 2.500kg/h – PMDG.
    * B737-800 = 2.550kg/h – PMDG.
    * B737-300 = 2.200kg/h – Wilco.
    * DHC-6 = 220kg/h – Lago.
    * ATR = 650kg/h – Flight1.
    * MD-11 = 8.000kg/h – PMDG.
    * EMB-120 = 600kg/h – Project Embrar.
    * 747-400 = 9.500kg/h – PMDG.
    * 727 = 5.670kg/h – DF.
    * PA31 Cheyenne – Digital Aviation = 300kg/h
    * E-120 Brasilia: 1ª Hora – 500 Kg/h / 2ª Hora em diante – 400 Kg/h



Bom, é isso.  Espero ter ajudado ai quem estava na dúvida.  Se continuar só me perguntar =).


Abraços.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho!!!
    Me ajudou bastante e, certamente, ajudou muita gente!!!

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  2. Muito bom, mas é preciso lembrar que o consumo (principalmente em aeronaves de alta performance) muda MUITO conforme a altitude, peso (ou seja quanto mais voa e mais combustível gasta, mais leve fica e menos consome), e ainda conforme o seu perfil de subida e descida, além do peso máximo de pouso, portanto n se deve escolher alternativos muito longe do ponto B mas tb n muito perto para que hajam condições meteorológicas diferentes caso n possa pousar por mal tempo, se não vai chegar acima do peso max de pouso e terá que alijar combustível ! Portanto caso esteja simulando de uma forma extremamente séria (como poucos costumam simular), o ideal mesmo seria consultar bem cuidadosamente os manuais da aeronave para saber o consumo em cada nível, em cada tipo de descida ou subida e por ai vai ! De qualquer forma, parabéns pelo post e pela iniciativa ! ;)

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  3. Olá bom dia..!! só uma pequena dúvida.. esse + 10% em A seria do taxi .e acionamento dos motroes hum ! ????

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  4. piper seneca II, qual o consumo ..obrigado

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