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quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pesos - 1ª Parte

Boa senhoras e senhores.  Bom hoje vo estar começando a falar sobre Pesos.  Vou estar falando só a parte teórica, para que serve, significados e talz.  A segunda parte já vai ser a parte de cálculos e exercícios.
Vamos começar:

O primeiro peso é o chamado Peso Básico (PB) ou Peso Vazio (PV), que é o peso do avião de fábrica, sem combustível, sem pax, sem bagagens, sem cargas, tripulação, pilotos, mecanicos de terra, barata, lombriga, papagaio, formiga rs enfim...

PB = Peso Básico > BW = Basic Weight
PV = Peso Vazio > EW = Empty Weight

Obs.: O mais usado hoje é o peso vazio (PV), (EW).

Existem os Itens Operacionais, que são:

  • Peso dos tripulantes com bagagem
  • Pantry (Copas) = Material de Comissaria (talheres, pratos, copos, sobremesas, comida, brinde para os passageiros etc..)
Somando-se o PV (peso vazio) mais os itens operacionais, tem se o PBO ( Peso Básico Operacional);

=> PBO é o peso do avião pronto para decolar, faltando carregar (payload) e abastecer (fuel).

PBO - Peso Básico Operacional
BOW - Basic Operating Weight ou DOW - Dry Operatin Weight

Somando-se:

Payload (Carga Paga) (Pax + BAG + Carga + Correio + Material da Cia),

Temos:

PAZC - Peso atual zero combustível
AZFW - Actual Zero Fuel Weight

=> É o peso do avião pronto para decolar faltando somente abastecer com o combustível.

PAD - Peso atual de decolagem
ATOW - Actual take-off Weight

PAP - Peso Atual de pouso
ALW - Actual Landing Weight

TOF - Take-off Fuel = Combustível de Decolagem
TIF - Trip Fuel = Combustível da Etapa
FOB - Fuel on board = Combustível a bordo
Taxi Fuel = Combustível de taxi
Fuel Remaining = Combustível Remanescente, Combustível Faltando.

Com todas as informações acima, podemos "criar" a seguinte fórmula:

PB + I.Opr = PBO + Payload = PAZC + TOF = PAD - TIF = PAP

Obs.: PAZC, PAD e PAP - Tem limitação de naturez estrutural;


PAZC = PMZC (MZFW)

PAD = PMD (Performance) = PMED (MTOGW)

PAP = PMP ( Performance) = PMEP (MLGW)

=> São Pesos estruturais definidos pelo fabricante, os quais não podem ser excedidos.

PMZC - Peso máximo zero combustível
MZFW - Maximum Zero Fuel Weight

PMED - Peso máximo estrutural de decolagem
MTOGW - Maximum take-off gross weight

PMEP - Peso máximo estrutural de pouso
MLGW - Maximum landing gross weight

Underload = MACL - Payload
MACL - Maximum allowed cargo load = Disponível (O nome é esse mesmo, o disponível é o "payload" máximo)

Calculando o disponível (MACL):

1º Passo:
PBO + TOF = PO (Peso Operacional - Operating Weight (OW))
2º Passo:
PMD - PO = MACL

Bom, é isso pessoal.  Lembrando que muitas expressões em português são usadas só pra fins de estudo, pos na prática, pra calcular peso, balanceamento, sendo você piloto, dov, as abreviaturas são TODAS em inglês.  Algum detalhezinho ou outro que faltou estarei colocando posteriormente.  Espero ter ajudado ai.  Abraços

4 comentários:

  1. show de bola amigo! tirou muitas das minhas dúvidas!!

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  2. Muito bom. Me ajudou com uma questão de um simulado que nao tinha entendido.

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  3. Excelente, me ajudou muito pois nao tenho nenhum material de peso e balanceamento que contém essas abreviaturas.

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