Vamos começar:
O primeiro peso é o chamado Peso Básico (PB) ou Peso Vazio (PV), que é o peso do avião de fábrica, sem combustível, sem pax, sem bagagens, sem cargas, tripulação, pilotos, mecanicos de terra, barata, lombriga, papagaio, formiga rs enfim...
PB = Peso Básico > BW = Basic Weight
PV = Peso Vazio > EW = Empty Weight
Obs.: O mais usado hoje é o peso vazio (PV), (EW).
Existem os Itens Operacionais, que são:
- Peso dos tripulantes com bagagem
- Pantry (Copas) = Material de Comissaria (talheres, pratos, copos, sobremesas, comida, brinde para os passageiros etc..)
=> PBO é o peso do avião pronto para decolar, faltando carregar (payload) e abastecer (fuel).
PBO - Peso Básico Operacional
BOW - Basic Operating Weight ou DOW - Dry Operatin Weight
Somando-se:
Payload (Carga Paga) (Pax + BAG + Carga + Correio + Material da Cia),
Temos:
PAZC - Peso atual zero combustível
AZFW - Actual Zero Fuel Weight=> É o peso do avião pronto para decolar faltando somente abastecer com o combustível.
PAD - Peso atual de decolagem
ATOW - Actual take-off WeightPAP - Peso Atual de pouso
ALW - Actual Landing WeightTOF - Take-off Fuel = Combustível de Decolagem
TIF - Trip Fuel = Combustível da Etapa
FOB - Fuel on board = Combustível a bordo
Taxi Fuel = Combustível de taxi
Fuel Remaining = Combustível Remanescente, Combustível Faltando.
Com todas as informações acima, podemos "criar" a seguinte fórmula:
PB + I.Opr = PBO + Payload = PAZC + TOF = PAD - TIF = PAP
Obs.: PAZC, PAD e PAP - Tem limitação de naturez estrutural;
PAZC = PMZC (MZFW)
PAD = PMD (Performance) = PMED (MTOGW)
PAP = PMP ( Performance) = PMEP (MLGW)
=> São Pesos estruturais definidos pelo fabricante, os quais não podem ser excedidos.
PMZC - Peso máximo zero combustível
MZFW - Maximum Zero Fuel Weight
PMED - Peso máximo estrutural de decolagem
MTOGW - Maximum take-off gross weight
PMEP - Peso máximo estrutural de pouso
MLGW - Maximum landing gross weight
Underload = MACL - Payload
MACL - Maximum allowed cargo load = Disponível (O nome é esse mesmo, o disponível é o "payload" máximo)
Calculando o disponível (MACL):
1º Passo:
PBO + TOF = PO (Peso Operacional - Operating Weight (OW))
2º Passo:
PMD - PO = MACL
Bom, é isso pessoal. Lembrando que muitas expressões em português são usadas só pra fins de estudo, pos na prática, pra calcular peso, balanceamento, sendo você piloto, dov, as abreviaturas são TODAS em inglês. Algum detalhezinho ou outro que faltou estarei colocando posteriormente. Espero ter ajudado ai. Abraços













show de bola amigo! tirou muitas das minhas dúvidas!!
ResponderExcluirtirou minhas duvidas, absc
ResponderExcluirMuito bom. Me ajudou com uma questão de um simulado que nao tinha entendido.
ResponderExcluirExcelente, me ajudou muito pois nao tenho nenhum material de peso e balanceamento que contém essas abreviaturas.
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